segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Atividade 7 - ditadura militar

A partir do vídeo, sobre a ditadura militar, descreva em um breve texto sua opinião sobre a educação da época, relembre como a educação foi tratada neste período! bom Trabalho

Atividade 6 - educação nos anos de 1930

A partir do texto " o manifesto dos pioneiros da educação nova de 1932: memória e imagens do manifesto nos livros didáticos de história da educação" Produza em grupos ou em duplas, um jornal noticiário, como por exemplo o noticiário da manhã, fale sobre os enfoques sobre este movimento, busque novas fontes e seja dinâmico em seu noticiário, se possível grave seu programa e publique-o na web!

Atividade 5 - República.

Sobre a república, nosso blog fez referência a algumas imagens e charges, a partir delas, gostaríamos que em grupos ou individualmente, produzam frases e pequenos textos para explicar com clareza o objetivos destas imagens e charges! Bom trabalho.

obs. encontram-se alguns slides e artigos para ter como base e referencia, realize a leitura deste para conhecimento próprio!

Atividade 4 - Império

De acordo o vídeo sobre o Brasil Colonia, faça um acróstico com a palavra
i
m
p
e
r
i
o
Não faça questões simples, seja criativo, se você for aplicar esta atividade seus alunos deverão pensar e muito!!

Vídeo Ditadura militar

CHARGES Ditadura Militar







MANIFESTO DE 32

como dica de leitura, o artigo de Orlando José de Almeida Filho, intitulado:
 O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA DE 1932: MEMÓRIA E  
IMAGENS DO MANIFESTO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

PRIMEIRA REPÚBLICA

clique aqui, para conferir os Slides primeira república, que a professora Manuela apresentou em sala de aula!!

Reforma Rivadávia.

a reforma Rivadávia infelizmente acarretou na desoficialização do Estado perante a educação no Brasil, nos anos 1911 a 1915. estamos colocando como dica, este artigo de Carlos Roberto Jamil Cury, clique aqui para ler!

Epitácio Pessoa - decreto

No site da Histdbr, encontra-se o DECRETO N. 3.890 - DE 1 DE JANEIRO DE 1901, de  Epitacio Pessôa.

dica de leitura - REFORMA BENJAMIN CONSTANT e FRANCISCO CAMPOS

Clique aqui, para visualizar os artigo de Taís Delaneze, sobre as reformas educacionais de Benjamin Constant e Francisco Campos

DICA DE LEITURA :O entusiasmo pela Educação e o Otimismo pedagógico

dica de leitura O “ENTUSIASMO PELA EDUCAÇÃO” E O “OTIMISMO PEDAGÓGICO”
ENQUANTO IDEÁRIOS REPUBLICANOS UBERABINHENSES (1914 – 1921)
Aline Ferreira Rodrigues,para ler clique aqui!!!

O entusiasmo e o otimismo pedagógico por Jorge Nagle, CLIQUEE AQUIIII!!

Dica de Leitura - Lei Saraiva

Neste artigo, de autoria de Felipe de Azevedo e Souza, intitulado "A LEI SARAIVA E O DEVIR DA CIDADANIA", encontram-se algumas informações sobre os acontecimentos que a sociedade brasileira passava entre meados do século XIX., CLIQUE AQUI!, para poder ler o texto.

Lições de coisas/ método Intuitivo

Em seu texto, intitulado Lições de coisas: "Concepção científica e projeto modernizador para a sociedade"Vera Teresa Valdemarin, quer que o leitor compreenda alguns aspectos da cultura escolar, assinalando a seleção de valores culturais, econômicos e educacionais operada pela instrução escolar, com base na análise de manuais   didáticos   para   uso   de   professores ,   elaborados   nas décadas finais do século XIX e fundamentados no Método de Ensino Intuitivo ou Lições de Coisas.

para conferir o texto na integra, clique aqui!!

Pareceres de Rui Barbosa - conceito e dica de leitura

Dica de leitura sobre os pareceres de Rui Barbosa: clique aqui!


RUI BARBOSA [1]
Rui Barbosa (1849-1823) teve uma longa vida como parlamentar, participando ativamente da política brasileira por mais de cinqüenta anos. Foi Deputado Provincial, Deputado Geral, Ministro da Fazenda, ocupou também o cargo de Senador nos primeiros anos da República. Além dessas atividades como parlamentar ou como candidato à presidência da República, realizou muitos trabalhos como jurista e deixou grande quantidade de artigos escritos para jornais. O material escrito pelo autor e publicado pela Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, é pouco estudado pelos historiadores, principalmente, pelos da educação. Rui Barbosa elaborou dois importantes diagnósticos sobre a educação que se intitulam a Reforma do Ensino Secundário e Superior (1942) e a Reforma do Ensino Primário e várias Instituições Complementares da Instrução Pública (1947), que foram apresentados na Câmara dos Deputados em 1882 e 1883. Ele fez parte, como relator, da Comissão de Instrução Pública encarregada de apreciar o Decreto n. 7.247, de 19 de abril de 1879, de autoria do ministro Carlos Leôncio de Carvalho, o qual reformava o ensino primário e secundário no município da Corte e o ensino superior em todo o Império. Nos pareceres, Rui Barbosa colocou a necessidade do Estado assumir total responsabilidade para com a oferta da educação, desde o jardim de infância até o ensino superior, buscando garantir o acesso das camadas populares. Para a universalização do ensino defendeu a gratuidade, a laicidade do ensino e a sua obrigatoriedade, organizando a primeira proposta de um sistema nacional de ensino. 


[1] Verbete elaborado por Maria Cristina Gomes Machado, professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ma:AR-SA'>[1] Verbete elaborado por Maria Cristina Gomes Machado, professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.  Coordenadora e Pesquisadora do HISTEDBR-GT Maringá.

Decreto de Leôncio de Carvalho

Dica de leitura: O ensino elementar no Decreto Leôncio de Carvalho: “visão de mundo” herdada pelo tempo republicano? - Marlos Bessa Mendes da Rocha - http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n43/a09v15n43.pdf
CARLOS LEÔNCIO DE CARVALHO [1]

Carlos Leôncio de Carvalho, segundo Lira (1949), nasceu em 18 de junho de 1847, na cidade de Iguaçu, na província do Rio de Janeiro, era filho do Dr. Carlos Antonio de Carvalho. Estudou na Faculdade de Direito de São Paulo, tendo concluído seus estudos em 1868. Prestou concurso, em 1871, para professor nesta Faculdade e nele foi aprovado, sendo nomeado membro catedrático em 1881. Foi convidado para ocupar a pasta dos Negócios do Império no gabinete de 15 de janeiro de 1878, tendo sido eleito deputado pela província de São Paulo neste mesmo ano, permaneceu na Câmara até 1881. Leôncio de Carvalho, por meio do Decreto de 19 de abril de 1879, reformou a instrução pública primária e secundária no Município da Corte e o ensino superior em todo o Império, este deu origem ao Pareceres/Projetos de Rui Barbosa intitulados Reforma do Ensino Secundário e Superior (1882) e Reforma do Ensino Primário e várias Instituições Complementares da Instrução Pública (1883). Nesse Decreto autorizava o governo a criar ou auxiliar, nas províncias, cursos para o ensino primário, permitindo que os escravos freqüentassem as escolas. Buscava também estimular a alfabetização dos adultos, exigindo a leitura e escrita, dando preferência para obtenção de empregos nas oficinas do Estado aos indivíduos que cursaram a instrução primária. No Relatório de 1878, como Ministro, Leôncio de Carvalho chamara a atenção da Assembléia Legislativa para a importância da criação de cursos para o ensino primário destinado aos adultos devido a discussão, na Câmara dos Deputados, da reforma do sistema eleitoral que colocava como exigência que se soubesse ler e escrever para o exercício do voto. Instituiu a liberdade de ensino e a liberdade de freqüência, tais medidas causaram muita polêmica, recebendo críticas por facilitar o crescimento das escolas particulares e ser sua proposta “excessivamente” liberal. Participou da organização da exposição pedagógica, em 1883, em cujo congresso assumiu o cargo de secretário, bem como foi presidente da Associação Propagadora dos Cursos Noturnos. Sua reforma educacional marcou uma etapa importante na educação brasileira, mas provocou também uma acirrada oposição que o levou a se demitir da pasta. Como deputado por São Paulo, na tribuna da Câmara, defendeu das críticas, contudo ao terminar seu mandato, não conseguiu ser reeleito. Na República, durante alguns meses, assumiu o cargo de diretor da Faculdade de Direito de São Paulo. Exonerou-se por ter entrado em conflito com seus colegas de congregação, contrários à reforma da instrução pública feita pelo Governo Provisório, na qual colaborara. Foi senador estadual no governo de Américo Brasiliense. Jubilou-se, mudou-se para o Rio de Janeiro onde foi lente e diretor da Faculdade Livre de Direito. Faleceu a 9 de fevereiro de 1912.

[1] Verbete elaborado por Maria Cristina Gomes Machado

domingo, 27 de novembro de 2011

dica de blog!

No blog pedagogia em foco, encontra-se dados sobre o período Imperial, possibilita visualizar datas e acontecimento! Confira clicando aqui!

Reforma de Couto Ferraz

Para ver, acesse http://www.histedbr.fae.unicamp.br!
algumas palavras infelizmente não aparecem, por ser um documento que foi datilografado e com a má conservação acabou por ficar um pouco danificado.

dica de leitura

Na obra de Ariclê Vechia, intitulado " o ensino secundário no século XIX: instruindo as elites, encontramos fatos importantes sobre a educação do brasil, fazendo uma retomada desses fatos, vale a pena ler!

ESCOLAS NORMAIS NO BRASIL

A professora Manuela, apresentou para a turma os seguintes slides, sobre a formação de professores no Brasil, para ver clique aqui!!

Ato Adicional de 1834

Para ver os slides apresentados sobre o Ato adicional de 1834, CLIQUE AQUI!

conceito do ensino mútuo

apresentamos aqui, o conceito do ensino mútuo, feito por Dermeval Saviani, este conceito encontra-se disponível no site: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_metodo_monitorial_mutuo.htm


Método monitorial-mútuo[1]

Proposto e difundido pelos ingleses Andrew Bell, pastor da Igreja Anglicana e Joseph Lancaster, da seita dos Quakers, o método mútuo, também chamado de monitorial ou lancasteriano, se baseava no aproveitamento dos alunos mais adiantados como auxiliares do professor no ensino de classes numerosas. Embora esses alunos tivessem papel central na efetivação desse método pedagógico, o foco não era posto na atividade do aluno. Na verdade, os alunos guindados à posição de monitores eram investidos de função docente. O método supunha regras pré-determinadas, rigorosa disciplina e a distribuição hierarquizada dos alunos sentados em bancos dispostos num salão único e bem amplo. De uma das extremidades do salão, o mestre, sentado numa cadeira alta, supervisionava toda a escola, em especial os monitores. Avaliando continuamente o aproveitamento e o comportamento dos alunos, esse método erigia a competição em princípio ativo do funcionamento da escola. Os procedimentos didáticos tradicionais permanecem intocados. Busca-se, pois, no ensino mútuo proposto por Lancaster o equacionamento do método de ensino e de disciplinamento, correlacionados um ao outro.



[1] Verbete elaborado por Dermeval Saviani 

Ensino Monitorial Mútuo

Para conferis os slides sobre o ensino mútuo, CLIQUE AQUI

dica de leitura

nesta obra encontramos o texto intitulado " as ideias pedagógicas e o problema da Instrução" - projeto Januário da Cunha Barbosa. - boa leitura

sorria!




primeira república - algumas imagens



Brasil Colônia

Para acessar um vídeo muito legal sobre o Brasil Colônia, CLIQUE AQUI.

Ratio Studiorum


RATIO STUDIORUM[1]

Conjunto de normas criado para regulamentar o ensino nos colégios jesuíticos. Sua primeira edição, de 1599, além de sustentar a educação jesuítica ganhou status de norma para toda a Companhia de Jesus. Tinha por finalidade ordenar as atividades, funções e os métodos de avaliação nas escolas jesuíticas. Não estava explícito no texto o desejo de que ela se tornasse um método inovador que influenciasse a educação moderna, mesmo assim, foi ponte entre o ensino medieval e o moderno. Antes do documento em questão ser elaborado, a ordem tinha suas normas para o regimento interno dos colégios, os chamados Ordenamentos de Estudos, que serviram de inspiração e ponto de partida para a elaboração da Ratio Studiorum. A Ratio Studiorum se transformou de apenas uma razão de estudos em uma razão política, uma vez que exerceu importante influência em meios políticos, mesmo não católicos. O objetivo maior da educação jesuítica segundo a própria Companhia não era o de inovar, mas sim de cumprir as palavras de Cristo: “Doceteomnes gentes, ensinai, instrui, mostrai a todos a verdade.” Esse foi um dos motivos pelos quais os jesuítas desempenharam na Europa e também no chamado “Novo Mundo” o papel de educadores, unido à veia missionária da Ordem. Para seu estudo é obrigatória a leitura da tradução do documento para o português, feita pelo padre jesuíta Leonel FRANCA (1952). É recomendável também a consulta à mais recente edição francesa, traduzida por DEMOUSTIER & JULIA (1997), que traz junto o original latino (Ver Referências Documentais). Além da leitura do próprio documento, consultar as Constituições da Companhia de Jesus que ajuda a entender as normas que regem o funcionamento interno da Ordem (Ver Referências Documentais). As obras essenciais relacionadas ao tema foram escritas por Daniel ROPS (1965), A. GUILLERMOU (1960), L. LUKÁCS (1965 e 1974), José Maria DE PAIVA (1981), IGNÁCIO DE LOYOLA (1982), R. FRÖLICH (1987), Émille DÜRKHEIM (1990), DE DAINVILLE (1991), Cézar de Alencar ARNAUT DE TOLEDO (2000) (Ver Referências Historiográficas).

[1] Verbete elaborado  por Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Flávio Massami Martins Ruckstadter e Vanessa Campos Mariano Ruckstadter.

dica de filme

para compreender melhor o período Jesuítico vale a pena ver o filme: A missão - de Roland Joffé, do ano de 1986, aqui está um trecho do filme.
para ver, clique sobre o nome do filme, trecho a missão.

História da Educação no Brasil.

aqui estão os slides apresentados pela professora Manuela, sobre a história da educação no Brasil.
para visualizar, CLIQUE AQUI.

Dica de leitura!

Aqui vai a dica de um bom texto para leitura sobre a História da educação e da Pedagogia, da autora Maria Lucia de Aranha.


ARANHA.Maria Lucia de A, História e história da educação. 3 ed. SP. Moderna, 2006

Imagens período Pombalino

Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal, com a expulsão dos jesuítas tentou fazer uma revolução na educação.
A reforma pombalina representou um desastre para a educação brasileira, pois a companhia de Jesus apesar de seu sistema não ser o ideal do ponto de vista social, cientifico e histórico, a nova proposta de Pombal também não foi a melhor escolha. na reforma Pombalina a responsabilidade do ensino era da Coroa Portuguesa.
      

Imagens Período Jesuítico

Pe. José de Anchieta, o santo da terra brasileira, colonizador, bandeirante, educador, poeta, missionário. 


Obra do artista Victor Meirelles representando a Primeira Missa no Brasil dos jesuítas. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Victor_Meirelles04.jpg

Atividade 3 - Período Joanino

Após visualizar os vídeos propostos sobre período Joanino, faça um roteiro pedagógico, seguindo o modelo abaixo, escolha um dos vídeos propostos para realizar esta atividade.

  1. Objetivos;
  2. fatos importantes;
  3. Opinião dos autores;
  4. crítica pessoal.

Atividade 2 - Período Pombalino

De acordo com o texto de Maria Helena Ochi Flexor,  A “CIVILIZAÇÃO” DOS ÍNDIOS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DO BRASIL, faça um fichamento, sobre os pontos principais do texto, retire algumas citações e explique com suas palavras o que cada trecho quis dizer, seja claro em suas opiniões!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atividade 1 - Período Jesuítico

De acordo com a dica de leitura e os slides apresentados neste blog sobre o Período Jesuítico,
discorra um breve texto argumentativo, com no máximo 10 linhas, expondo as principais ideias da educação da época, e utilize-se da seguintes palavras em seu texto:

  • padres jesuítas;
  • boa educação;
  • indígenas contrariados;
  • felicidade momentânea;
  • formação cristã.
BOA PRODUÇÃO!

dica de leitura período Pombalino

no site da  HISTEDBR, encontram-se diversos textos sobre a história da educação no Brasil,achamos interessante este, e estamos dando esta dica! para conferir, CLIQUE AQUI!

Período JOANINO

sobre o período JOANINO, apresentamos os seguintes videos:

  1. período Joanino História - CLIQUE AQUI
  2. Período Joanino e o processo de Independência parte1-  clique aqui!
  3. Período Joanino e o processo de Independência parte 2 - CLIQUE AQUI
  4. Período Joanino e o processo de Independência parte 3 - clique aqui

sábado, 19 de novembro de 2011

período Pombalino

segue aqui slides apresentados pela professora Manuela, sobre o período POMBALINO, para acessar e conferir CLIQUE AQUI!

dica de leitura período jesuítico

segue em anexo, uma dica de leitura, sobre período jesuítico, 
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
que retrata sobre a influencia que a Igreja católica tinha na época e como a educação fluiu.

PERÍODO JESUÍTICO

Slides apresentados pela professora Manuela, sobre o Período Jesuítico.
Para acessar CLIQUE AQUI!

Boa Tardee e boas vindas!

Boa tarde!
Este foi blog foi criado como proposta de trabalho, da disciplina de História da Educação no Brasil, pela professora Manuela Pires.
 Será abordado os principais acontecimentos da educação, desde o período Jesuítico até a educação na década de 30.